aqui escrevemos sobre as vantagens que os algoritmos de decisão clínica apresentam para o dia-a-dia dos profissionais de saúde no terreno. Hoje, apresentamos novas funcionalidades que tornam estes recursos disponíveis na UpHill ainda mais realistas e úteis.

1. Calculadoras médicas introduzidas nos protocolos

Critérios de Wells, CHA2DS2-VASc, Child-Pugh, entre outros vão agora estar disponíveis e diretamente dentro dos clinicalpathways.

O que significa em termos práticos?

Qualquer profissional de saúde consegue obter o resultado necessário e avançar no protocolo sem necessitar de recorrer a qualquer outro recurso externo.

2. Decisões por conjuntos de critérios

Por vezes, avançar nos protocolos depende do cumprimento, ou não, de um conjunto de critérios e regras que condicionam por que caminho deve seguir o doente (ex: critérios para internamento hospitalar em unidades de cuidados intensivos). A partir de agora este tipo de informação é apresentado no protocolo de forma interativa.

O que significa em termos práticos?

Sempre que uma situação tal como a descrita anteriormente se verifique, será exibido um conjunto de critérios para que o médico selecione aqueles que se aplicam. De acordo com a combinação feita, será indicado um caminho específico a seguir.

3. Múltiplos recursos como informação complementar aos clinical pathways

Em contexto real, a informação transmitida pelo doente e pelos respetivos registos clínicos é complementada por uma multiplicidade de recursos (ex: exames complementares de diagnóstico, critérios de prescrição, entre outros) que podem assumir diversos formatos. Por este motivo, a informação complementar associada a cada protocolo passa agora a poder ser apresentada em múltiplos formatos além de texto, nomeadamente imagens, vídeos, infografias ou links externos para informação relevante.

O que significa em termos práticos?

Os protocolos tornam-se mais completos e aplicáveis ao dia-a-dia clínico de um profissional de saúde.

Os algoritmos estão disponíveis em versão mobile e desktop para consultar onde e quando quiser.